terça-feira, 14 de maio de 2013

CLAUDIO LEITÃO: "E A HISTÓRIA SE REPETE NOVAMENTE"


Texto enviado por nosso amigo Claudio Leitão

Nas eleições municipais de 2008, durante os debates e programas eleitorais com a minha participação e de Marcos Mendes, Alair Correa, Jânio Mendes e Paulo César, já alertávamos sobre a semelhança de projeto de governo destes quatro postulantes, todos com cargos públicos e que de uma forma ou de outra já tinham sido “governo” nesta cidade. Já naquela época repetiam velhas promessas não cumpridas em campanhas passadas.

        Apresentamos um programa de governo baseado em três eixos fundamentais: Transparência total das contas públicas, Geração de emprego e renda e Prioridade absoluta em cinco áreas de políticas públicas: Educação, Saúde, Habitação, Saneamento e Meio-ambiente. Áreas que até hoje não mereceram investimento e gestão adequadas.

Enfrentamos o duro embate eleitoral com independência e coragem de ações e proposições, sem recursos, contra a conjuntura eleitoral desfavorável e o desconhecimento por parte da população do PSOL como partido político. Tenho certeza de que muitos que hoje nos fazem críticas levianas e caluniosas não teriam coragem de buscar este enfrentamento aberto.

O povo reelegeu Marcos Mendes, que após 04 anos de mandato só fez aprofundar os problemas que nos deparamos hoje. O cardápio eleitoral que marcou a sua vitória foi o de sempre. Uso escancarado e ilegal da máquina pública, fisiologismo, assistencialismo barato, compra de votos, doações ilegais não divulgadas, etc, marcando a supremacia do poder econômico sobre idéias e alternativas de mudança.

Em 2012, o quadro se revela muito parecido, apenas com a diferença de que Marcos Mendes e Jânio Mendes estavam juntos de um lado e Alair Correa e Paulo César do outro. Adversários de ocasião em 2008, aliados do oportunismo em 2012. As críticas e as acusações de corrupção que “eles” se faziam mutuamente desapareceram como mágica numa união “em benefício de Cabo Frio”.

Quem estava lá enfrentando estes esquemões? O PSOL através da minha candidatura, e que segundo alguns “críticos de poltronas” de hoje, somos covardes e estamos calados. Estávamos lá novamente, e agora de forma mais clara ainda, apontando a falta de coerência destes. Denunciando também a falta de transparência com as contas públicas, as promessas novamente não cumpridas, as práticas ilegais na campanha, as negociações obscuras que motivaram estas alianças, o enriquecimento ilícito de alguns, a falta de políticas públicas, a desigualdade social em nossa cidade, além de outras questões. Estávamos nas ruas, discutindo com a população a realidade passada, a presente e projetando a realidade futura.

Está tudo gravado pelos debates, entrevistas e programa eleitoral. Só não enxerga quem não quer ou tem interesse político em não reconhecer. Mostramos o atraso e a mesmice política em que a cidade está mergulhada há vinte anos e que atualmente vem mostrando sua face mais cruel com o aumento da violência urbana, o desemprego e a pobreza de nossa periferia.
O povo elegeu Alair Correa, prefeito por 03 vezes e um dos responsáveis por este quadro caótico em nossa cidade. O engraçado de tudo isso é que “ele” ainda reclama de uma suposta “herança maldita” do governo anterior, do seu “pupilo”, como se nunca tivesse governado a cidade e todo o “mal” foi praticado pelo antecessor. Não sei se é para rir ou para chorar.

O governo começa e vêm as medidas iniciais. Nada mais antigo em termos de gestão pública. Novamente, total falta de transparência das contas públicas (o portal da transparência fora do ar até hoje), nepotismo, fisiologismo, nomeações políticas, inchaço da máquina no “andar de cima”, confusão administrativa, falta de prioridade na execução das políticas públicas essenciais como saúde, educação, habitação e saneamento, preferência por obras faraônicas, além de outras que estou “sem saco” de escrever.

Volto a repetir. Está lá gravado para quem quiser ver e ouvir. Avisamos que tudo isso iria acontecer com a vitória destes “grupos políticos”, como eles gostam de se auto-denominar. Os “críticos de poltrona” que nunca tiveram coragem de enfrentar de frente a questão política e eleitoral como fizemos, querem cobrar de nós do PSOL neste momento, críticas diárias ao novo governo. Não criticam o governo anterior e nem este nefasto governo estadual. Querem nos medir com a régua que medem as quadrilhas políticas em que votam e apóiam.

Aceitamos as críticas, muitas são políticas e pertinentes, refletem nossa falta de estrutura partidária neste momento. Não temos nenhum mandato na cidade, o grupo ainda é reduzido e composto por gente que trabalha e não pode se dedicar inteiramente ao campo político, estamos sem advogado e contador. Algumas são de ordem pessoal e caluniosas, fazem parte da baixa política. Se o adversário não está envolvido em nenhuma maracutaia, vamos inventar para nivelar todo mundo por baixo. Essa é a lógica destas críticas.

A nossa posição foi e é muito clara. Marcos Mendes, Alair Correa, Jânio Mendes, Paulo César e demais, são todos “farinha do mesmo saco político”. A nossa crítica não vai ser individual, e sim no todo. Ela pode ocorrer pontualmente, como sempre ocorreu ao longo do tempo, quando os fatos extrapolarem o bom senso político.

Embora com raros espaços na mídia convencional, vamos usar a rede social e os blogs alternativos. Não podemos nos ater apenas a questão municipal. È preciso também promover debates nos planos estadual e federal, daí a presença de análises mais gerais.

Avisamos, lutamos para não acontecer, mas a história se repetiu. A primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. Lamento informar a alguns que continuaremos na luta!!

“A diferença entre Cabo Frio e a República Tcheca é que o governo deles fica em Praga e a gente tem esta praga de governo.”
Parodiado de um grande escritor brasileiro.


Claudio Leitão é economista e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

13 comentários:

  1. Leitão calando quem só fala sem mostrar a cara, o único que teve coragem de encarar todos dessa corja que estão aí, e são todos iguais e todos já estiveram juntos em algum momento, de cara limpa e mesmo sem a grana que os outros tem foi o Claudio Leitão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor Fake Kanellas, VC faz parte desta corja q governa a cidade há 17 anos!

      Excluir
  2. Pq o P$ol não dá o exemplo e publica suas contas?
    Jaime

    ResponderExcluir
  3. Ñão se faça de bobo Leitão, partido político pode ir ao MP denunciar sem advogado. Você tem MEDO e RABO PRESO. Fala sério.
    Jaime

    ResponderExcluir
  4. Porque o Hamílton ladrão safado não vai ao MP ? Porque tem o rabo preso, está fora de sala de aula em mutreta que arrumou no estado e com Laura Barreto. Levou 30 mil pra apoiar Aquiles

    ResponderExcluir
  5. Qualquer um pode denunciar no MP, vc, Jaime, pode ir lá e fazer a denuncia que quer que o PSOL faça. E o PSOL publica suas contas e, durante a campanha, não aceita doação de qualquer um. Salineira, por exemplo, não pode fazer doações para o PSOL mesmo se quisesse pois o partido não aceita. Já os outros dois candidatos... E se recebe ( muito ) dinheiro como vai fazer cobranças depois???
    .
    O anônimo que me chama de fake ( que piada ), nunca recebi um centavo de Prefeitura alguma, sempre trabalhei na iniciativa privada e hoje trabalho embarcado ( já que aqui não tem emprego e quando tem é com salário baixo, Cabo Frio é só para quem mama )...
    .
    Não sou quem vcs pensam que sou, sou um cidadão comum que se revolta com a roubalheira da Cidade, do Estado e do País mas nem por isso faço críticas vazias. Pagar mais de 7 mil de alguém por uma casa e]no Jardim Esperança como o blog aqui denunciou é um absurdo. Já criar picuinha inexistente entre Alex e Alair é uma grande bobagem. Para constar, acho que a tal Secretária de Estatísticas ( acho que é isso ) criado para o Alex chefiar outro engodo feita só para dar emprego ao blogueiro e que não serve para nada. Até acho importante que um Prefeito faça estatísticas durante o seu governo para saber exatamente o que um determinado bairro acha prioridade, por exemplo, mas isso não justifica criar uma Secretária de forma alguma...

    ResponderExcluir
  6. Porque o dono deste blog não denuncia ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo já denuncie dezenas de irregularidades no Ministério Público. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Caro Gustavo.
    .
    O grande problema é esse, o nosso MP não investiga nada, fica tudo como está. o MP do Estado do Rio é todo comprado...

    ResponderExcluir
  9. Gustavo, estive lá e não tem nenhuma em seu nome. Você está mentindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mentiroso aqui é você, pois já vi que não foi lá coisa nenhuma. Pro seu conhecimento as denuncias podem ser feitas pelo site do MP e de forma anônima. Algumas fiz como anônimo e outras fiz com meu nome mesmo. Vai lá e pergunta direitinho meu amigo e pare de ser mentiroso.

      Excluir
  10. Então sugiro que coloque os links de denuncia ao MP online e anônimo em cada postagem de denuncia, por exemplo da casa alugada no Jardim, que pelo valor achei que fosse ogiva, muringa, ilha do anjo... É apenas uma sugestão, assim cada leitor do blog que quiser e puder, faça uma denuncia quem sabe o MP faz alguma coisa a respeito.

    ResponderExcluir
  11. Mais uma vez as acusações pessoais dão lugar ao que realmente importa...

    ResponderExcluir